CAIXA DO MÊS – teste 2
Autor: Angela Davis
Prefácio: Angela Davis
Orelha: Angela Davis
Ilustrações: Angela Davis
Capa: Angela Davis
Gênero: Romance
Páginas: 1??
Preço: R$ 00,00
Formato: 24 x 13 x 1 cm
ISBN: 978-85-000
Editora: Boitempo
Encadernação: Brochura
Ano de lançamento: 2022
Qual é o sentido da liberdade?
Ao longo de décadas de trabalho, a filósofa Angela Davis se dedica a analisar a questão e a propor caminhos para extinguir todas as formas de opressão que negam aos sujeitos liberdade política, cultural e sexual.
Publicados pela primeira vez em português, os doze textos que compõem O sentido da liberdade e outros diálogos difíceis foram palestras realizadas por Davis entre 1994 e 2009 e abordam a relação entre neoliberalismo, racismo, opressões de gênero e classe e o fenômeno da expansão da indústria da punição (ou complexo industrial-prisional) nos Estados Unidos. É a partir dessa inter-relação que a autora analisa fatos históricos da sociedade estadunidense, como a guerra no Iraque, o 11 de Setembro, a eleição de Barack Obama, o movimento pelos direitos civis e a importância da luta coletiva – em especial das comunidades negras, LGBTQIA+ e de mulheres – para repensar e ampliar o sentido da liberdade.
Apresentando o assunto de forma ágil e acessível, a autora explora a noção radical de liberdade como um esforço coletivo em prol de uma verdadeira democracia, que exige novas formas de pensar e ser.
A obra conta com tradução de Heci Regina Candiani, apresentação de Robin D. G. Kelley, texto de orelha de Zélia Amador de Deus e capa de Ronaldo Alves.
“Precisamos usar nossa imaginação para vislumbrar versões de democracia que possibilitem muitas coisas: o direito a um emprego adequado e satisfatório com um salário digno; o direito à educação de qualidade; o direito de viver em um mundo em que a educação não seja mercadoria, e sim uma disciplina criativa que nos permita compreender todos os mundos que habitamos, humanos e não humanos, o tipo de educação que nos faça transcender os limites do patriotismo nacionalista para nos imaginarmos como cidadãos e cidadãs do globo.”
Angela Davis
Angela Davis é filósofa, professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia e ícone da luta pelos direitos civis. Integrou o Partido Comunista dos Estados Unidos, tendo sido candidata a vice-presidente da República em 1980 e 1984. Próxima ao grupo Panteras Negras, foi presa na década de 1970 e ficou mundialmente conhecida pela mobilização da campanha “Libertem Angela Davis”. Autora de vários livros, sua obra é marcada por um pensamento que visa a romper com as assimetrias sociais. Pela Boitempo, publicou Construindo movimentos: uma conversa em tempos de pandemia (2020, com Naomi Klein), Uma autobiografia (2019), A liberdade é uma luta constante (2018), Mulheres, cultura e política (2017) e Mulheres, raça e classe (2016).
Assista a conferência A liberdade é uma luta constante, de Angela Davis, no seminário Democracia em colapso?.
BOITEMPOEDITORIAL.COM.BR blogdaboitempo.com.br
INSTAGRAM@boitempo YOUTUBE/tvboitempo
TWITTER@editoraboitempo FACEBOOK/Boitempo
TELEGRAM@boitempo